CBPM questionou prorrogação de outorga da FCA durante audiência pública

“A pergunta que precisa ser respondida é: o que a VLI deixou de fazer pelo desenvolvimento da Bahia e o que ela pretende fazer para compensar todos esses anos de inação. No porto de aratu, por exemplo, a VLI não só tirou os trilhos como também os dormentes do ramal ferroviário”. Esta foi uma das cobranças feitas pelo presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, durante audiência pública sobre a prorrogação do contrato da Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S/A (FCA) por 30 anos.
A consulta promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aconteceu entre os dias 3 e 4 de fevereiro. Tramm propôs que a ANTT viabilize um estudo técnico sobre o fracionamento da linha entre mais concessionários, prorrogue o prazo para discussão da concessão e realize nova audiência pública na Bahia sobre o assunto.
Segundo Tramm, a proposta de velocidade média dos trens a 18 km/h apresentada pela VLI é esdrúxula e só deve servir para justificar um valor mais alto de tarifa que acabaria se mostrando inviável. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, a velocidade de transporte das concessões ferroviárias no Brasil em 2017 foi de 20,48 km/h.
O presidente da CBPM argumenta que não se pode aceitar uma proposta em que o dinheiro da outorga antecipada não seja usado na recuperação da malha ferroviária baiana. O que A VLI propõe no momento é que o valor oriundo da outorga seja usado na construção de trechos da EF-118, entre o Rio de Janeiro e Vitória.
“Já que em todos esses anos de vigência do contrato não foram tomadas providencias para melhorar a malha, por que não se estuda o desmembramento desta rede oferecida para que se façam duas ou três concorrências separadas? Quanto de carga exportávamos antes e quanto exportamos hoje? Nosso agronegócio hoje traz 20 milhões de toneladas pela rodovia até o porto de aratu. A VLI se queixa de não ter carga e eu me queixo de não ter trem para colocar carga”, disse Tramm.
Um recorte da fala de Tramm na audiência está disponível neste link.