CBPM marca presença na abertura do V GEONORDESTE
Começou neste domingo, dia 06 de novembro o V Simpósio Regional de Geoprocessamento Sensoriamento Remoto – GEONORDESTE e o III Seminário de Geotecnologias, que serão realizados até o dia 10 de novembro na UEFS, em Feira de Santana – BA.
O evento que tem como tema “Geotecnologias e Interdisciplinaridade”, proporcionará a integração dos fóruns de discussão sobre Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no Brasil e a divulgação da produção científica regional e nacional.
A solenidade de abertura do GEONORDESTE aconteceu às 20h do dia 06 de novembro com a participação do reitor da UEFS, José Carlos Barreto e do Pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), José Carlos Ephifanio que ministrou a palestra sobre Panorama das Geotecnologias no Brasil.
Durante o primeiro dia do evento, os técnicos da CBPM, Kalina Dias, Antônio Espinheira e Cássio Virgílio participaram do mini-curso sobre Processamento Digital de Imagens Hiperespectrais ministrado pelo professor da UNB (Universidade de Brasília), Gustavo Melo Batista.
Aconteceu também o mini-curso sobre ArcGIS avançado ministrado pelo professor da UEFS Davi Brito que contou com a presença dos técnicos José Valmir Rosa e Niverton Freitas.
Na oportunidade, todos os presentes puderam visitar a Feira de Geotecnologias que teve a presença de diversas instituições públicas e privadas que expõe publicações, produtos e equipamentos de posicionamento global, topografias, sistemas de informação geográfica e software de processamentos de satélites, entre outros.
A CBPM apresentou no estande institucional os produtos como Geoexplo, IGBA, WebGIS e o Biblioteca Digital de Mapas, que são ferramentas de armazenamento e integração de dados e estudos geológicos desenvolvidos pela empresa.
A demonstração destas ferramentas tem como iniciativa informar e promover o conhecimento, a troca de informações e a oportunidade de interagir com as empresas públicas e privadas que estão presentes durante a exposição.
Em seu stand estão sendo exibidos os CDs das Regiões Econômicas que disponibilizam informações sobre as potencialidades minerais das diversas regiões do Estado da Bahia.
Solenidade de Abertura Pesquisador (INPE) José Carlos Ephifanio
Fonte: GEPUB