CBPM marca presença em Congresso de Gestão Pública

O infográfico “Bahia Terra de Minérios”, criado e desenvolvido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), foi um dos trabalhos escolhidos para participar do XI Congresso Consad de Gestão Pública, que aconteceu de 22 a 24 de março, em Brasília-DF

A instituição foi representada pelo servidor Patrick Silva, criador e desenvolvedor do projeto,  que apresentou ao público do Consad as funcionalidades da ferramenta que permite que o cidadão visualize tudo que foi produzido em bens minerais em cada um dos municípios baianos, nos últimos cinco anos, além do quanto foi arrecadado, a partir de cada um destes municípios, ou por cada tipo mineral, e as empresas pagadoras do tributo. 

“O intuito deste infográfico sempre foi mostrar de maneira fácil e clara onde tem mineração na Bahia e o tamanho do setor. Além disso, ela acabou se tornando um instrumento de transparência acessível a qualquer cidadão. O que nem estava no nosso escopo inicial, mas é uma ótima surpresa. Esperamos que outros estados se inspirem no projeto e criem produtos de inteligência de dados mais fáceis e acessíveis”, conclui o servidor Patrick Silva. 

Lançado em 2020, o infográfico interativo é elaborado a partir de dados de recolhimento da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais). Para fazer a análise, foi desenvolvido um sistema que converte e transfere a base disponibilizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) para o sistema de computação nas nuvens BigQuery, e o Data Studio do Google.

Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, “essa ferramenta mostra não só a força da nossa mineração como traz mais transparência à produção mineral no estado. Mais da metade dos municípios baianos têm algum tipo de produção mineral. Com esta ferramenta que disponibilizamos, prefeituras, entidades da sociedade civil e qualquer pessoa interessada pode acompanhar a produção, seja de toda a Bahia, do seu município ou das empresas, de maneira fácil e rápida”, declara Tramm, que ressalta a importância do desenvolvimento e criação do produto ter sido realizado por um funcionário da CBPM, de maneira a instrumentalizar e tornar público os trabalhos da mineração. 

O infográfico está disponível no site www.cbpm.ba.gov.br, possui filtros por município e permite que o usuário selecione as substâncias e os anos que deseja pesquisar. 

Fique por dentro das novidades