CBPM inicia um novo levantamento aerogeofísico no estado da Bahia
Em mais uma iniciativa do governo estadual destinada a atrair investimentos para o setor mineral, a CBPM deu início na execução de um novo Levantamento Aerogeofísico no Estado, na área denominada Centro-Norte Bahia. Com um investimento de R$ 5.017.525,00, o contrato prevê o prazo de 240 dias para a conclusão dos serviços, como mobilização, aquisição e processamento de dados e relatório final.
O novo Levantamento Aerogeofísico prevê o recobrimento de uma área que representa 10% do Estado, totalizando 56.823 km2, correspondendo a 119.750,00 quilômetros lineares. Será utilizado um multisistema aerogeofísico, configurado pelos métodos magnético e gamaespectrométrico ao longo de linhas de produção, espaçada de 500 m, com direção E-W.
Com este trabalho, a Bahia torna-se um dos estados brasileiros geologicamente mais bem estudados em termos de aerolevantamentos geofísicos de alta resolução, tendo sido realizados até agora, pela CBPM, 36 projetos (incluindo o novo), numa área total de 363 mil km², com 838 mil km voados, correspondente a 58% do território baiano.
Com este total, acrescido de 95.000 km², que corresponde à área dos Levantamentos Aerogeofísicos já realizados pela CPRM, além de cerca de 78.000 km² em realização no oeste, a Bahia passa a ter cerca de 86% do seu território coberto por aerogeofísica. Até o final de 2013, todo o Estado estará coberto por estes levantamentos em áreas de alta resolução.
A área está localizada na porção centro-norte do Estado da Bahia, limitada pelas coordenadas 10º00’ e 13º15’ de latitude sul e 40º45’ e 42º30’ de longitude oeste. Abrange parcial ou totalmente territórios de 45 municípios inseridos nas regiões econômicas Piemonte da Diamantina, Baixo Médio São Francisco, Irecê e Chapada Diamantina.
As informações disponíveis sobre esta região assumem grande significado para prospecção de jazimentos minerais, tais como, chumbo, zinco, prata, cobre, fosfato, barita e fluorita. Vale ressaltar que nesta região já foram bloqueados depósitos e jazidas de fosfato e de sulfetos de metais –base (ZnS e PbS) na região de Irecê e depósito de ferro na região de Campo Largo no município de Sento Sé.
Este programa de cobertura aerogeofísica está sendo efetuado através subcontratação de uma empresa especializada em serviços de Geofísica Aérea, sob a direção, coordenação, fiscalização e acompanhamento de técnicos da CBPM, devidamente qualificados.
A CBPM está convicta de que os resultados a serem atingidos permitirão ampliar significativamente a participação do setor mineral na economia baiana, levando progresso para regiões onde outros segmentos da indústria, por certo, teriam grande dificuldade para implantação.
Fonte: CBPM