CBPM informa com profundo pesar o falecimento do geólogo Juracy Mascarenhas

Juracy Mascarenhas (de branco) com equipe da CBPM em viagem a campo. Foto: Arquivo CBPM.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) informa com profundo pesar o falecimento do geólogo Juracy de Freitas Mascarenhas, no último dia 6 de julho, em sua casa em Salvador.
Segundo o diretor técnico da CBPM, Rafael Avena, Juracy foi o maior e mais representativo geológo do Brasil e da CBPM. Foi professor de toda a nossa geração e trabalhou na nossa empresa muitos anos, até se aposentar.
Mascarenhas, como era nacionalmente conhecido, formou-se em geologia em 1964 na UFBA e cursou DEA em Poitiers, na França (1966-1967). Foi responsável por grandes projetos de Geologia Básica da Bahia pela CBPM e CPRM nas décadas de 60, 70 e 80. O geólogo foi pioneiro na identificação de Greenstone Belts no Brasil.
Ao longo de sua vida de pesquisador, recebeu diversos os prémios da Sociedade Brasileira de Geologia: Martelo de Prata (1971), Medalha Teodoro Sampaio (2006) e Medalha Orville Derby (2016). Recebeu título de Doutor Honoris Causa da UFBA em 2008 por sua atuação incansável como Geocientista e desbravador da Geologia da Bahia.