CBPM discute geoparque em Morro do Chapéu
05/02/2014 – 15h20
A consultora em geodiversidade, Flávia Fernanda de Lima, acompanhada do Diretor de Relações Institucionais e ex-presidente da ASFLAM – Associação dos Filhos e Amigos de Morro do Chapéu, e do Secretário de Cultura e Turismo do Município, proferiu palestra na quinta-feira (30/01), no auditório da CBPM para falar sobre a criação de um geoparque no Município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. A intenção é buscar apoio institucional de empresas do setor de geologia para viabilizar a implantação do projeto.
Além de técnicos da CBPM, o encontro contou também com a participação de profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB) e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Na palestra a Dra. Flávia Fernanda explanou sobre a conceituação de geoparque, e mostrou o trabalho que vem desenvolvendo na região, onde faz o levantamento dos geosítios da região com o apoio da prefeitura local para fundamentar a elaboração de um projeto para criação do geoparque, e também articula com a sociedade apoio à idéia. O levantamento deve durar dois anos e o projeto final será submetido à Unesco, órgão que respalda a criação, e chancela a sua instalação.
De acordo com a consultora, a criação do geoparque dará maior visibilidade à região de Morro do Chapéu e vai projetá-la internacionalmente com expectativa de incrementar o turismo, além da importância por ser o segundo geoparque do Brasil. Hoje só existe no país o Geoparque Araripe, no Ceará.
Gerência de Publicações