CBPM comemora Dia do Geólogo com várias palestras
Nesta segunda-feira (30), em comemoração ao Dia do Geológo, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM prestou uma homenagem aos profissionais com uma vasta programação. Logo às 8h30 houve uma confraternização com um café da manhã no restaurante da Empresa.
O evento, extensivo aos Geógrafos, Engenheiros de Minas e Agrimensores da Empresa, foi aberto pelo Presidente Alexandre Brust e contou com as presenças dos diretores Rafael Avena e Vinicius Almeida, além de dezenas de empregados.
Na oportunidade, o Presidente da CBPM saudou os Geólogos e demais categorias pela importante data. “Trata-se de uma justa e merecida homenagem aos cientistas, que iniciaram as pesquisa sobre a vida, pois há milênios estudam a formação da terra”, pontuou Brust.
Como parte das comemorações, durante o dia aconteceram três importantes palestras no Auditório da CBPM. A primeira, às 10h, foi proferida pelo Gerente Geral da Vánadio Maracás Ltda (Largo Mineração), Kurt Menchen, e pelo geólogo Israel Nonato.
Eles discorreram sobre o tema “Vanádio de Maracás: Geologia e Mineração”, dando destaque à implantação do projeto para exploração do vanádio no município de Maracás. Menchen informou que no próximo mês de agosto será lançada a pedra fundamental, assegurando ainda que o projeto poderá ser inaugurado no dia 04 de dezembro de 2012.
Ampliação da Mirabela
À tarde, às 13h30, com o tema geral “Yamana: Projeto C1 Santa Luz”, aconteceram as palestras com os representantes da Yamana Gold, empresa canadense de produção de ouro, que tem como subsidiária a Jacobina Mineração, localizada no município de Jacobina.
As palestras foram proferidas por Sergio Brandão Silva (Diretor de Exploração da Yamana), que falou sobre Geologia e Exploração; e Marcos Moraes (Gerente de Construção), que discorreu sobre a implantação do projeto, informando que a produção deverá ter início no último trimeste de 2012.
Após o coffee-break, por volta das 15h foi iniciada uma nova palestra, proferida pelos dirigentes da Mirabela (subsidiária do grupo australiano Mirabela Nickel) Cláudio Lyra (Diretor Administrativo), Thiers Manzano (Consultor da Presidência) e Eurípedes Mariano (Chefe da Pesquisa Mineral).
Eles enfatizaram a produção e exportação do concentrado de níquel do Projeto Santa Rita, no município de Itagibá, bem como a ampliação das instalações da mineradora, que possibilitará, já em 2012, aumentar a produção em 50%.
Tanto durante as palestras quanto no encerramento do evento, aconteceram várias interveções do público com perguntas e questionamntos, dando uma demonstração da importância e oportunidade sobre os temas abordados.
Comfira as fotos

Diretor Presidente da CBPM Hari Alexandre Brust e Diretor Técnico Rafael Avena

Eurípedes Mariano (Mirabela), Rafael Avena, Juracy Mascarenhas, Hari Alexandre Brust e Cláudio Lyra (Mirabela)

Geólogos Aluízio Andrade, Walter Peixoto, Vasco Otávio, Engº Laelson Ribeiro, os Diretores Hari Alexandre Brust e Rafael Avena e o Diretor da CPRM, Manoel Barretto.

Kurt Menchen (Gerente Geral da Largo Mineração)
Fonte: ASCOM / GEPUB