CBPM capta água da chuva e deve gerar economia de mais de 60%.

Para o aproveitamento da água da chuva, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), instalou no seu edifício sede, no CAB, um sistema de captação de águas pluviais para uso nas dependências da Empresa.
A água da chuva será utilizada nas descargas, na lavagem de 41 veículos e na manutenção de 3.200m2 de jardim.
Outrossim, foram instalados dois reservatórios elevados, com capacidade para 4.000 litros, destinados ao consumo de água tratada. Para abastecer a cozinha, a copa e os bebedouros.
Os atuais reservatórios, um elevado de 30 mil e outro de 38 mil litros térreo, serão utilizados somente para deposito da água da chuva.
Para a conexão das calhas com os reservatórios e instalação dos elevados, foram investidos RS$ 7.605,00 (sete mil, seiscentos e cinco reais), cujo retorno para o Presidente da CBPM Alexandre Brust, deverá ocorrer no máximo em 60 dias.
Comentário do Presidente:
Existe algum retorno melhor do que este abençoado por São Pedro?
Energia Fotovoltaica – Ainda com a finalidade de reduzir custos, o Presidente da CBPM solicitou à UFBA, um estudo preliminar para a transformação da luz solar em eletricidade, a exemplo da instalação do sistema fotovoltaico feito no Estádio Pituaçu.
Considerando que o investimento necessário é elevado e o retorno estimado num prazo de 10 anos, a CBPM, está atenta a essa nova tecnologia e ao mercado, aguardando o momento oportuno para sua implantação.