CBPM apresenta seus trabalhos no SIMEXMIN 2012
Aconteceu no período de 20 a 23 de maio de 2012, na cidade de Ouro Preto – MG, o V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN), promovido pela Agência para Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral (ADIMB). O evento, considerado referência em prospecção mineral no Brasil, contou com a presença de empresários, técnicos, pesquisadores, gestores públicos e representantes de órgãos do governo federal.
O encontro que reuniu cerca de 1.000 participantes promoveu palestras envolvendo descobertas e desenvolvimentos de depósitos de classe mundial; tendências para investimento e financiamento; técnicas exploratórias; panorama comparativo dos ambientes metalogenéticos brasileiros e de países com geologia similar; definições de épocas e fases metalogenéticas de províncias e depósitos minerais brasileiros; descobertas, além da apresentação de projeto de ouro em desenvolvimento na Amazônia.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) teve a oportunidade de apresentar para o público, através de seus materiais, informações técnicas e econômicas dos trabalhos desenvolvidos pela empresa. No estande foram disponibilizados CDs de Mapa Geológico, Mapa Metalogenético, Mapa Gemológico, CDs da Série Arquivos Abertos volumes 1 ao 37 e o CD das Oportunidades em Negócios Minerais da empresa.
O geólogo e coordenador Ernesto Alves proferiu a palestra “O Programa de Exploração Mineral da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral” onde apresentou os principais investimentos em pesquisa mineral, dando destaque também ao mapeamento geológico na Bahia, o que tende a aumentar os investimentos no setor no Estado.
Estiveram presentes na palestra o Secretário-Adjunto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Carlos Costa Junior e do Secretário da T. Mendo Consultoria, José Mizael, que na oportunidade elogiaram os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela CBPM.
Foram apresentados ainda diversos trabalhos sobre os depósitos minerais baianos como o níquel de Itagibá, o ferro de Caetité, o vanádio de Maracás, o cobre de Caraíba, o cromo de Campo Formoso e a bauxita de Amargosa e Jequié.
veja as fotos
.jpg)
.jpg)
Fonte: GEPUB