Brasil amplia suas reservas de ferro em 5% em 2010

As descobertas de jazidas minerais feitas em 2010 vão ampliar em 5% as reservas de ferro do Brasil e aumentar em dez anos a produção brasileira de ouro.
A projeção é de balanço do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). O levantamento mostra 1.290 novas jazidas detectadas no país só no ano passado.
As reservas de ferro aprovadas em 2010 pelo governo terão produção de 980,8 milhões de toneladas. As de ouro, de 503,6 toneladas. A média anual de exploração de ouro no país atualmente é de 50 toneladas.
Os minerais fertilizantes potássio e fosfato, largamente usados na agricultura, tiveram suas reservas ampliadas em 1,8 milhões de toneladas.
"O cenário do setor hoje indica que nos próximos cinco anos o empresariado deverá investir US$ 64,8 bilhões em novas minas", afirmou o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery.
Pesquisa
Segundo Nery, a escalada de preço das commodities e a forte demanda interna e de países asiáticos são alguns fatores que vão puxar ainda mais investimentos e pedidos de requerimento de pesquisa de novas jazidas.
A pesquisa é uma fase preliminar à lavra de uma mina. Para tanto, é necessário fazer um requerimento no DNPM.

Para 2011, o governo espera que sejam feitos 28 mil requerimentos. Em 2008 foram 26 mil, caindo para 16 mil em 2009, consequência da crise internacional. Em 2010 foram 20 mil pedidos.

Fonte: Folha Online

Fique por dentro das novidades