A indústria de mineração, o petróleo e o turismo lideraram a demanda de emprego durante 2011

A indústria da mineração, o petróleo e o turismo são três dos setores que desenvolveram um crescimento exponencial na demanda de empregados este ano, de acordo com um relatório privado.

De acordo com os dados da empresa Bayton, "a indústria de mineração, petróleo e do turismo são três dos setores que desenvolveram um crescimento exponencial" e "acompanharam ao longo do ano a taxa de crescimento do país."

As empresas destes setores demandaram em 2011 operários e pessoal especializado (técnicos e profissionais) e "a tendência  continua forte para o próximo ano", afirmou Ricardo Wachowicz, presidente do Grupo Empresarial Bayton.

Sobre a mineração, hoje a Argentina tem 570 projetos de exploração, construção e/ou produção somente em 2010, e foi investido cerca de 11 bilhões de pesos.

Isto implicou nos últimos dois anos a criação de pelo menos 2.000 novas PMEs de serviços para a mineração, e a ampliação e incorporação de novas tecnologias em outras 3.000.

"É importante incorporar fornecedores estratégicos nacionais que podem contribuir com elementos fundamentais na cadeia de valor, tais como o capital humano; ao contratar empresas especializadas no setor do emprego estamos agregando um elo a mais na cadeia do compre nacional com trabalho argentino e registrado", disse Wachowicz.

Sobre a demanda de trabalho no comércio, acrescentou que "estão observando números muito similares aos do ano passado, em pedidos sazonais, especialmente nos centros comerciais, supermercados e shopping".

Outros setores destaques em 2011 foi o de turismo e o da gastronomia, que alcançaram números recordes durante a temporada de inverno, com os feriados, a Copa América e as férias, mostrando neste último feriado uma antecipação da temporada na Costa Atlântica com uma ocupação hoteleira de 90% e regiões tais como a de Cuyo e do NOA, com grande receptividade de turistas nacionais e estrangeiros.

Cerca de 70% do pessoal demandado pelas empresas no ano inteiro foram nas áreas das indústrias e comércios (37%) e na administrativa (33%).

Empresas especializadas em petróleo e mineração necessitaram de 12,6% a mais de trabalhadores que em 2010; enquanto que os empreendimentos turísticos e gastronômicos precisaram de 7% a mais de funcionários do que em 2010.

Fonte: Brasil InfoMine.

Fique por dentro das novidades