A importância da mineração na economia

A atividade minerária tem importância inicial na sua própria existência, pois trata-se da principal fornecedora de recursos para nosso modo de vida. Todas as industrias utilizam produtos obtidos através da mineração, que também gera muitos empregos e se utiliza de infraestrutura e logística. Esta atividade gera bastante imposto, distribuídos entre órgão publico, país, estado e município, por meio de taxas e CEFEM.
Na nossa região a mineração é bastante modesta porém, em muitos locais, é a principal atividade. Muitos países vivem da mineração e são muito ricos. Em épocas de crise a mineração foi o único setor na economia brasileira que cresceu, enquanto outros decaíram.
Atualmente o custo de implantação de uma mineração é cara, mas as reservas minerais disponíveis são muitas, sendo este um segmento que pode crescer mais, seja pela expansão de quem já está consolidado no ramo ou a entrada de novos investidores, principalmente do exterior.
Alem da questão econômica, esta expansão é vital para manutenção de muitas atividades industriais e mesmo a agricultura, uma vez que muitos minérios são quase que exclusivamente importados. A dependência destes minérios para a indústria brasileira deixa o país à mercê dos fornecedores pelas mais diversas questões.
 

 

Fonte: Hoje Centro Sul

Fique por dentro das novidades