A CBPM disponibiliza dois novos Levantamentos Aerogeofísicos e reduz Tabela de Preços

 






Em mais uma iniciativa do governo estadual destinada a atrair investimentos para o setor mineral, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM está disponibilizando para o público os produtos dos seus dois mais recentes Levantamentos Aerogeofísicos realizados no Estado da Bahia nas áreas Barra da Estiva – Tremedal e Cândido Sales – Mascote.

Estes Levantamentos fazem parte do Programa de Cobertura Aerogeofísica do Estado da Bahia, programa pioneiro no Brasil, iniciado em 1975 pela CBPM, visando dotar o estado de uma infraestrutura geológica básica consentânea com as tecnologias mais avançadas de pesquisa mineral.

Esta ação dá continuidade à política de geração e disponibilização de informações da CBPM, responsável pela realização dos referidos aerolevantamentos. O acervo total destas informações aerogeofísicas possibilita um grande salto no conhecimento das potencialidades do subsolo baiano, coroando o imenso esforço do Governo da Bahia em apoiar estes trabalhos inovadores, que são de caráter multiuso, como instrumentos de referência para o desenvolvimento do setor mineral, promovendo a exploração mineral através da geração e ampliação do conhecimento científico.

O levantamento aerogeofísico da área Barra Estiva – Tremedal, cuja disponibilização teve início em dezembro/2009, cobriu uma área de 16.111,56 km², correspondendo a 35.503,84km de linhas de vôo. O levantamento aerogeofísico da área Cândido Sales – Mascote, cuja disponibilização terá início em abril de 2010, cobriu uma área de 24.430km², correspondendo a 53.831,00km de linhas de vôo. 

Trata-se de áreas com reconhecidas potencialidades metalogenéticas, onde ocorrem mineralizações de metais básicos e ouro, magnesita, ferro, talco, cromo, ametista, vermiculita, fosfato, titânio, diamante  e ilmenita.

Com estes trabalhos, a Bahia torna-se o estado brasileiro geologicamente mais bem estudado e o mais pesquisado em termos de aerolevantamentos geofísicos, tendo sido realizados até agora 32 projetos, numa área total de  258.451,00 km²,  com   612.177,00 km voados.

Paralelamente, além da disponibilização destes dois novos aerolevantamentos, a CBPM está promovendo a redução dos preços de todos os produtos oriundos dos 32 levantamentos aerogeofísicos já realizados pela empresa no Estado da Bahia, buscando contribuir para facilitar a atração de novos investimentos na mineração.

Este conjunto de levantamentos constitui uma base de dados geofísicos de valor incalculável para a redução dos riscos em prospecção e pesquisa mineral. Esta ação deverá provocar um novo ciclo de crescimento na produção mineral baiana, incentivando as empresas de mineração que atuam no país a investir na busca da descoberta de novas jazidas minerais.

Os interessados terão acesso à nova tabela de preços, aos parâmetros destes aerolevantamentos e aos procedimentos necessários para aquisição dos produtos dos mesmos, através dos Editais para disponibilização que estão sendo exibidos no site da CBPM.

 

 

Barra da Estiva-Tremedal: Procedimentos para Venda_Escopo do Projeto

 

Cândido Sales-Mascote: Procedimentos para Venda_Escopo do Projeto

 

Nova Tabela de Preços

 

Fonte: DTE

Fique por dentro das novidades