Fiol é tema de reunião entre a CBPM, SDE e Bamin

Na manhã desta sexta-feira (07), o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, Henrique Carballal esteve na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, em reunião com o secretário Angelo Almeida e também com membros da Bamin, que pediram apoio institucional para viabilizar a celeridade do processo de construção da Fiol. “Faremos o possível para atender essas solicitações, visando sempre o desenvolvimento econômico estadual, por meio do setor que envolve a mineração”, salientou Carballal.
A Bamin, empresa que está construindo um novo corredor de integração e exportação para a Bahia e para o Brasil, subsidiária do Grupo ERG, que é líder em recursos naturais, neste mês, iniciou as obras no Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), na Bahia.
Quando estiver em operação, a Fiol 1 irá entregar uma importante solução logística e de conexão Oeste-Leste na Bahia, sendo o elo fundamental dentro do projeto integrado conduzido pela Bamin no Estado, do qual também fazem parte a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e o terminal de águas profundas Porto Sul, em construção na costa de Ilhéus.
A Fiol 1 terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A Bamin utilizará 40% desse potencial no transporte do minério produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante do volume potencial para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos industriais do Estado.
Foto: Mário Marques.