Serviço Geológico do Brasil lança produtos realizados na Bahia
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu no dia 19/09 o lançamento de produtos que resultaram da conclusão de projetos realizados no Estado da Bahia. Voltado à comunidade geocientífica e do setor mineral, as apresentações foram realizadas no auditório da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador. A abertura do evento contou com o pronunciamento do superintendente Regional da CPRM em Salvador, Erison Soares Lima, do Gerente de Geologia e Recursos Minerais Valter Rodrigues Santos Sobrinho e pelo Gerente de Informação e Divulgação da CBPM, Ernesto Fernando Alves da Silva.
Os pesquisadores da CPRM Rodrigo Soares Vieira dos Santos e Edgar Romeo de Figueiredo Iza apresentaram os resultados do projeto "Integração Multifonte para Cartografia do Regolito Laterítico do Leste do Cráton do São Francisco". O geofísico Rodrigo falou sobre o uso de instrumentos de geofísica, sensoriamento remoto e levantamentos de campo para avaliação do processo de laterização na área de estudo, situada leste e sudeste do estado da Bahia. Logo após, Edgar proferiu a apresentação "Projeto Rochas Ornamentais da Bahia-Panorama do Segmento de Rochas Ornamentais do Estado da Bahia", realizado em parceria com a CBPM e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia (SDE), na qual enfatizou a o potencial e importância econômica das rochas ornamentais para o estado da Bahia no mercado nacional e mundial.

Geofísico Rodrigo Soares falou sobre o uso de instrumentos de geofísica e sensoriamento remoto
Em seguida, o pesquisador Basílio Elesbão da Cruz Filho apresentou o "Projeto Igaporã-Macaúbas: Geologia e Recursos Minerais das Folhas Boquira, Macaúbas e Riacho de Santana" e "Projeto Brumado-Condeúba: Geologia e Recursos Minerais das Folhas Brumado, Condeúba, Rio de Contas e Tanhaçu". Esses projetos fizeram parte do Programa Geologia do Brasil-Levantamentos Geológicos Básicos, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) que foram chefiados, respectivamente, pelos geólogos José Torres Guimarães e Adriano Alberto Marques Martins, saídos da empresa no PDSIP de 2017 e presentes no evento. Em parceria com a Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), através da participação do geólogo Francisco Negrão, o "Projeto Brumado Condeúba" desenvolveu, além dos mapas geológicos, um mapa de previsão de reservatórios aquíferos.
No final do evento foram distribuídos para o público externo alguns pencards, contendo os produtos dos projetos lançados, além dos mapas geológicos dos projetos ARIM Serra de Jacobina, ARIM Remanso-Sobradinho e Nova Fronteiras Chorrochó-Macururé.

Apresentação do pesquisador Basílio da Cruz Filho de projetos de levantamento básico

Apresentação do pesquisador Edgar Iza sobre rochas ornamentais da Bahia