CBPM adquire novos equipamentos Geofísicos
Em mais uma ação da diretoria da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), visando oferecer suporte instrumental aos projetos de pesquisa mineral, que compõem a sua grade de programação técnica, foi recentemente adquirido pela empresa um equipamento de geofísica da alta qualidade, confiabilidade e tecnologia avançada. Trata-se de um Medidor de Suscetibilidade Magnética, Condutividade, modelo KT – 20 S/C, com pin e bobina circular de 10kz Single frequency, para poder medir a susceptibilidade entre 0.0001 a 1999,99 SI e a condutividade entre 1 a 100.000 S/m, com câmera digital.
Encontra-se também em estágio avançada de aquisição, já tendo sido concretizado o processo de Tomada de Preços, um Microgravímetro de alta resolução, com as seguintes características: controle remoto via bluetooth, correção de dados (deriva, temperatura, maré, ruídos, ruídos sísmicos) e compensação automática; mola do sensor feita em quartzo, imune a variações de pressão e no campo magnético; que opere na faixa de temperatura entre -40ºC a +40ºC (-40F a 113ºF); resolução de leitura de 0,001mGal e repetibilidade no campo (desvio padrão) de 0,005 microGal.
Como é do conhecimento de todos, os produtos dos levantamentos aerogeofísicos, que são realizados pela CBPM no Estado da Bahia, tem fomentado acentuadamente a prospecção e pesquisa mineral nos domínios investigados, através de programas com trabalhos terrestres geológicos e geofísicos, fundamentais para o direcionamento dos mesmos.
Para consecução desses trabalhos torna-se imperativo, no entanto, que a CBPM possua equipamentos geofísicos básicos para levantamentos terrestres e medidas petrofísicas, com tecnologia de ponta, compatível com os empregados nos levantamentos aerogeofísicos de alta resolução.
Nesse sentido, a empresa está equipada e conta com instrumental para Magnetometria, Eletrorresistividade, Polarização Induzida, Gamaespectrometria e para medidas da Susceptibilidade Magnética e Condutividade.