CBPM e CPRM discutem acordos de cooperação técnica
A produção do Atlas de Rochas Ornamentais foi um dos assuntos tratados durante a reunião. A CPRM pretende utilizar as informações do acervo da CBPM sobre as ocorrências minerais desta natureza pesquisadas na Bahia, agregadas ao acervo de dados econômicos e mercadológicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), para subsidiar a elaboração do atlas. De acordo com o Diretor Rafael Avena "esses acordos de cooperação técnica com a CPRM são de extrema importância, pois ampliam o acesso às informações técnicas sobre a geologia da Bahia e facilitam a atração de investimentos para o Estado, o que sempre foi a vocação da CBPM".
A inserção dos inselbergs de Itatim/Milagres, localizados no sudoeste baiano, e de São Desidério, no oeste do Estado, no Volume II da publicação Geoparques do Brasil, em fase de elaboração pela CPRM, também ocupou a pauta do encontro. De acordo com o Gerente de Empreendimentos Minerais e Gestão Ambiental da CBPM, Adalberto Ribeiro, em Itatim/Milagres "há um conjunto de corpos rochosos em picos isolados na caatinga. O de São Desidério é um sistema cárstico onde existem cavernas ricas em espeliotemas e sistemas hídricos subterrâneos especiais, ambos tem geossítios passíveis de divulgação segundo a metodologia proposta pela UNESCO para a Rede Mundial de Geoparques" afirmou Adalberto.
Outro projeto discutido foi o Contendas/Mirante, que de acordo com o assessor técnico da CBPM, Johildo Barbosa "consiste na busca da integração da geologia, geofísica e geoquímica da região abrangida, com o objetivo de melhorar o conhecimento da metalogênese na tentativa de descobrir novos depósitos minerais".