Sistema de identificação vai facilitar busca de amostras na litoteca da CBPM

Foi finalizada a fixação de placas de identificação nos galpões da litoteca da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A organização foi necessária em função da reestruturação ocasionada pela reforma no local.

Foram instalados painéis com a descrição de todos os projetos e a identificação de onde encontrar as respectivas amostras nos pavilhões e prateleiras. Quando os técnicos se dirigirem à litoteca para pesquisa encontrarão os testemunhos de sondagem mais rapidamente.

O sistema de identificação também será atualizado no aplicativo de consulta disponível no site da CBPM. Com isso, os técnicos saberão qual é o volume de amostras de determinado projeto, mesmo antes da consulta à litoteca.

Consultas ao acervo de amostras dos projetos da CBPM também poder ser feitas por pesquisadores de outras instituições públicas e privadas. Para isso é necessário programar a visita e solicitar autorização da Diretoria Técnica (DTE) da empresa, através do e-mail: cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br.

Atualmente existem 19.172 caixas com aproximadamente 5 metros de sondagem cada, totalizando 95.860 metros de furos, além de um expressivo número de amostras de sedimento e solo. A litoteca da CBPM fica na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho (BA).

Fique por dentro das novidades