Fisioterapeuta apresenta plano de melhoria da saúde do trabalhador na CBPM
O trabalho prevê a realização de ginástica laboral três dias na semana com técnicas de alongamento para otimizar o rendimento físico dos colaboradores e reduzir as dores provocadas por esforço repetitivo. Jamile Almeida virá à CBPM duas vezes por semana, mas a pretensão é identificar um voluntário de cada área para atuar como facilitador em um dos dias de atividade. Além disso, a fisioterapeuta vai verificar as salas para avaliar a ergonomia do local.
Segundo Jamile a verificação não implica na troca de mesas e cadeiras, mas será feita uma adaptação à anatomia de cada um. "Os colaboradores serão orientados sobre a maneira correta e mais funcional para se sentar com dicas para fazer também em casa, porque não adianta uma postura correta apenas no trabalho", afirma a fisioterapeuta.
Serão feitas palestras educativas sobre saúde, inicialmente explicando detalhadamente o que é ginástica laboral. Posteriormente serão abordados os problemas de saúde mais recorrentes nos empregados da CBPM, dispensando atenção especial àqueles que apresentaram doenças osteomusculares. Jamile ressaltou que o trabalho de saúde ocupacional não substituirá o tratamento do fisioterapeuta assistente, mas ajudará como auxílio para potencializar a recuperação de patologias.
A reunião contou inicialmente com a participação do Setor de Desenvolvimento de Pessoal (Sedep), gerentes, chefes de setores e o Diretor Administrativo e Financeiro Vinícius Neves, mas no dia 15 de agosto haverá uma apresentação do plano de trabalho para todos os empregados da CBPM, inclusive com a presença do presidente Alexandre Brust.