Ceped ganha dois conjuntos de laboratórios ainda este ano
Na terça-feira (26), as intervenções foram vistoriadas pelo titular da Secti, Manoel Mendonça, que estava acompanhado do chefe de Gabinete, Roberto de Pinho, da diretora de Infraestrutura para o Desenvolvimento Científico, Adriana Teive, e pelo diretor do Ceped, Miguel Azcona. Já em agosto, um dos laboratórios, o de Físico-química, fica pronto. A previsão é que as obras do segundo conglomerado, voltado à biotecnologia, terminem em dezembro.
"Somados, os novos laboratórios abrangem uma área de dois mil metros quadrados", descreve Azcona. Ele calcula que, em janeiro de 2017, os equipamentos "já poderão ser utilizados de modo compartilhado por entidades parceiras do Ceped, a exemplo das universidades estaduais e federais". Segundo Roberto de Pinho, "outra estrutura que deve estar pronta até o final do ano é o Centro de Estudos de Biorrefino".
Espaço Inovar
A construção do Espaço Inovar em galpões do Ceped – atualmente no estágio de limpeza – vai dotar a RMS de uma superestrutura, com propensão semelhante à da ‘Oficina do Fazer’, ampliando a disseminação da ideia ‘faça você mesmo’ e dando condições à população baiana de "gerar soluções que sejam aproveitadas de fato pela sociedade", como enfatiza Mendonça.
As intervenções vão ampliar a capacidade do Ceped, transformando-o num grande espaço de inovação e interação com a presença da comunidade acadêmica, centros de pesquisa, laboratórios compartilhados e de certificação. A vocação é industrial, característica rara no Brasil, uma vez que a maioria dos parques tecnológicos do País tende a focar em áreas como a da tecnologia e informação.
Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti)