CBPM avalia novo arrendamento da areia silicosa de Belmonte (BA)
Estes recursos minerais são matérias-primas fundamentais para os empreendimentos do grupo, ao qual faz parte a Mineração Jundu, visando a verticalização da matriz industrial, que engloba desde a construção civil até à nascente indústria de vidros, a qual envolve a produção para embalagens, vidros planos e automobilísticos, além de no futuro atender a linha dos fotovoltaicos.
A jazida está localizada no município de Belmonte, extremo sul da Bahia, às margens da rodovia BR-101 e próximo ao Porto de Ilhéus. A infraestrutura local disponível permitirá aos empreendedores examinar a viabilidade de alternativas industriais vinculadas tanto às demandas do mercado interno quanto às do mercado externo.
Para a mineração baiana o início da exploração da jazida vai proporcionar à CBPM o recebimento de royalties sobre a produção e aos governos Federal, Estadual e Municipal a partilha da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), estimada em R$ 370 mil por ano ao longo da vida útil do empreendimento, projetada inicialmente para uma vida útil superior a 20 anos.