Novo superintendente regional do DNPM visita a CBPM

O novo Superintendente Regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/BA), Adiel de Macedo Véras, esteve na sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para uma visita de cortesia. Na ocasião se reuniu com os diretores Alexandre Brust (Presidente) e Rafael Avena Neto (Técnico), tomando conhecimento sobre o contexto atual de atuação da empresa como principal indutora da mineração baiana.

Geólogo, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Adiel foi nomeado em 22 de abril deste ano por ato do Ministro de Minas e Energia, através da Portaria nº 119/2016. A longa experiência no setor o credencia como facilitador para impulsionar projetos importantes, não só da CBPM, mas também de outras empresas de mineração que atuam no Estado.

Na trajetória acadêmica o currículo do novo superintendente é invejável, pois se especializou, na França, em Valorização e Tratamento de Minérios e em Meio Ambiente e Segurança na Mineração, entre 1987 e 1994. Fez cursos de extensão universitária nas áreas de geologia econômica, prospecção mineral, geofísica, administração de projetos de mineração, para citar alguns, nas Universidades de São Paulo (USP), de Brasília (UnB), no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); e na Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB). Também estudou Ciências Econômicas na UFBA de 2003 a 2006.

Igualmente qualificada é a carreira profissional. Ingressou no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM/BA) como geólogo, em janeiro de 1982, atuando nas extintas Divisão de Fomento da Produção Mineral (DFPM) e na Divisão de Economia Mineral, onde passou pela chefia em 1999/2000. Serviu como perito “ad hoc” para o Ministério Público Federal e o Departamento de Polícia Federal, realizando vistorias de campo.

Nos 34 anos de carreira analisou mais de 10.000 processos de mineração. Atuou na fiscalização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), como analista de projetos de mineração, sumarista e balancista de barita. Também é autor e co-autor de papers publicados em congressos de geologia sobre lixiviação de ouro por tioureia e pesquisa de rochas ornamentais. Desde 2000 atuava na Divisão de Fiscalização da Atividade Minerária (DIFIS/BA) quando, em abril, assumiu a Superintendência Regional.

A diretoria da CBPM se sentiu muito honrada pela visita, pois isso faz com que os laços profissionais entre os dois órgãos continuem forte e profícuo.

Fique por dentro das novidades