Projeto da CBPM é objeto de estudo em mestrado da UnB
Na abertura o Diretor Técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, fez uma breve apresentação, destacando o vasto conhecimento acadêmico e experiência em diversos ambientes geológicos do professor da UnB. César Ferreira Filho é Ph.D em geologia econômica e petrologia pela Universidade de Toronto, Canadá, e tem 23 trabalhos publicados em periódicos internacionais de ampla circulação.
O tema da palestra é uma especialidade do acadêmico, que traçou um panorama da pesquisa neste tipo de ambiente geológico, apontando regiões, no Brasil e no mundo, onde há trabalhos desenvolvidos nesta área e como são formadas as anomalias.
Uma dessas áreas fica no norte da Bahia, onde a CBPM desenvolve o Projeto Caboclo dos Mangueiros, em áreas requeridas nos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Por sinal, este foi o principal motivo que trouxe o professor César à Salvador, para analisar os testemunhos de sondagem coletados durante as atividades de campo nas áreas do projeto e armazenados na litoteca da empresa.
Um acordo firmado entre a CBPM e UnB permitiu fazer as análises como parte do trabalho de dissertação de mestrado do geólogo Vítor Matos, que elabora o estudo sob a orientação acadêmica do professor César Ferreira. O projeto envolve várias disciplinas e tem um período de execução previsto de dois anos.
O trabalho envolve uma caracterização geológica e petrológica do corpo ultramáfico do depósito de sulfetos dos minérios níquel e cobre. Segundo o professor "isso está dentro da linha de pesquisa que ele tem, basicamente relacionada à metalogênese dos depósitos associados ao magmatismo máfico e ultra-máfico".