Técnicos da CBPM analisam furos de sondagem para integração de dados

Uma equipe de técnicos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) visitou a litoteca da empresa, nesta quinta-feira (31), para analisarem testemunhos de sondagem do alvo Fazenda Coqueiro do Projeto Mundo Novo, município homônimo localizado no centro norte baiano.

Este trabalho é parte integrante do Programa de Valorização de Áreas em que é feita a integração de dados. Além da análise de amostras, a avaliação envolve digitalização, mapeamento, geofísica, geoquímica e sondagem para subsidiar a definição de alvos prioritários.

Comandado pelo geólogo Ricardo Spreafico, auxiliado pelo também geólogo Francisco Dias e a técnica de mineração Lúcia Macedo, o grupo analisou 16 furos, que medem aproximadamente 300 metros cada um. A intenção é assegurar a consonância do conteúdo das amostras com os dados dos relatórios e mapas do projeto avaliados até o momento.

O trabalho consiste em fazer a descrição das rochas e observar os tipos de mineralizações presentes nos testemunhos de sondagem separados por projeto e armazenados na litoteca da CBPM. Com este trabalho a empresa pretende mensurar a concentração de metais base na região.

Este trabalho não se restringe ao Projeto Mundo Novo. Vários grupos trabalham em projetos selecionados pela Diretoria Técnica como prioritários. Após esta fase de integração de dados com a definição dos alvos prioritários as equipes farão as viagens de campo previstas para o segundo semestre deste ano.

Fique por dentro das novidades