Governo libera créditos do ICMS e Mirabela mantém atividades da mina Santa Rita

O Governo do Estado fechou acordo no final da tarde desta segunda-feira (21) com a Mirabela Mineração, empresa sediada em Itagibá, na região do Médio Rio de Contas, que explora níquel na mina Santa Rita.
Durante a reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o acordo foi selado entre representantes da Mirabela, sindicalistas, parlamentares e o secretário Jorge Hereda. A empresa concordou com a proposta do governo sobre a devolução dos créditos tributários. "O governador é um dos grandes responsáveis por esse acordo sair. Além da Mirabela, todos cederam e conseguimos, dentro da responsabilidade, garantir a manutenção das atividades", explicou o secretário.
A única modificação que a empresa pretende fazer é terceirizar os funcionários da área de transporte, mas Milson Mundin, diretor financeiro da Mirabela, garante que vai aproveitar os trabalhadores nos cargos e aumentar o número de postos de trabalho.
"Caso a mineradora paralisasse as atividades só o comércio de Ipiaú perderia R$ 1 milhão em circulação. Isso significaria um caos com desemprego em massa, declarou o deputado estadual Eduardo Salles.
Milson Mundin e o representante de 98,5% dos acionistas da Mirabela, Doug Flannery, que veio de Nova Iorque para a reunião, explicaram que a empresa pretende explorar o níquel laterítico em 2017, gerando mais 200 postos de trabalho.