CBPM empossa nova Comissão Técnica de Garantia Ambiental

Foram empossados no dia 15 de fevereiro os novos integrantes da Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA) da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A comissão trabalha diretamente ligada à Diretoria Técnica (DTE) para cuidar da gestão ambiental dos projetos que a companhia desenvolve isoladamente ou em parceria com outras empresas.

Os trabalhos da comissão ganhou mais agilidade com a edição do Decreto nº 15.682 de 19/11/2014 que alterou a legislação ambiental. De acordo com a norma, a pesquisa mineral sem Guia de Utilização, envolvendo sondagem e trincheira, dentre outros métodos, fica dispensada do licenciamento ambiental mediante prévio cadastramento da atividade no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (Seia).

A medida é aplicada em algumas situações, tais como: se realizada em áreas antropizadas; não ocorram intervenções em áreas de vegetação nativa, em unidades de conservação, zona de amortecimento, áreas costeiras, sítios ou ocorrências arqueológicas, espeleológicas e paleontológicas; não implique a realocação de pessoas, assoreamentos, desvios ou intervenções nos cursos d’água e uso de substâncias químicas que contaminam ou alteram a qualidade dos recursos hídricos; e for quando realizada em áreas de preservação permanente, obedecidos os dispositivos legais pertinentes.

A CTGA terá a coordenação executiva do Assessor Técnico Ernesto Alves, auxiliado pelos componentes técnicos: Luiz Fernando Costa (geólogo), Frederico Rossiter (engenheiro de minas) e Luiz Sérgio Andrade (técnico de mineração). Também fazem parte da comissão os suplentes: Núbia Mattos (engenheira de minas) e Judiron Santiago (geólogo).

Fique por dentro das novidades