Mirabela produz 8,2 mil toneladas de níquel no 1º semestre
A Mirabela Mineração, subsidiária da Mirabela Nickel, produziu 8.211 toneladas de níquel em concentrado no primeiro semestre deste ano, uma alta de 44% em relação ao mesmo período no ano passado. A produção da mineradora é proveniente da operação Santa Rita, em Itagibá (BA).
As informações são do relatório de resultados trimestrais publicado nesta quinta-feira (30) pela companhia australiana. As vendas de níquel em concentrado também registraram alta, chegando a 9.022 toneladas no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 46% na comparação ano a ano.
Somente no segundo trimestre deste ano, a Mirabela produziu 4.365 toneladas de níquel em concentrado, volume que equivale a uma alta de 57,4% em relação ao período de abril a junho do ano passado. As vendas da mineradora no segundo trimestre subiram para 3.402 toneladas de níquel em concentrado, marcando um crescimento de 43,8% sobre 2014.
O custo operacional unitário da Mirabela no segundo trimestre foi de US$ 4,49 por libra ante US$ 8,43 por libra de níquel em concentrado na mina de Santa Rita.
A mineradora australiana disse que conseguiu um bom desempenho operacional de abril a junho, apesar da baixa disponibilidade da frota de caminhões fora de estrada para fazer o transporte de material. O sistema de britagem primária teve uma disponibilidade de aproximadamente 90% no segundo trimestre, com uma produção média de 1.300 a 1.400 toneladas por hora.
A planta de processamento da Mirabela também teve um bom desempenho, segundo a empresa, com uma média de 58% de abril a junho deste ano. A construção da barragem de rejeitos continua em progresso, cumprindo com o cronograma, informou a mineradora no comunicado de hoje.
A Mirabela produziu no primeiro semestre deste ano 2.252 toneladas de cobre em concentrado e 149 toneladas de cobalto, altas de 25% e 44,6%, respectivamente, na comparação ano a ano. Nos seis primeiros meses do ano, a mineradora vendeu 2.548 toneladas de cobre em concentrado e 162 toneladas de cobalto, crescimento de 27,5% e 44,6% ante 2014.
No mês de maio, as operações da Mirabela foram paralisadas por cerca de sete dias pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo fato da mineradora não ter cumprido com condicionantes.
Durante a primeira metade de julho, a produção em Santa Rita foi prejudicada por uma paralisação não planejada no britador giratório. A operação foi retomada em 22 de julho. Durante o período de inatividade, o britador secundário foi utilizado para minimizar os impactos na produção. A Mirabela disse, porém, que a produção de níquel em concentrado do terceiro trimestre pode ser afetada pela paralisação não programada.