Paranapanema conclui modernização de unidade
A Paranapanema, maior produtora de cobre do Brasil, investiu R$ 65 milhões na modernização da Unidade de Ácido Sulfúrico (UAS) da planta de Dias d’Ávila (BA). A UAS é parte importante do processo produtivo da empresa, pois garante que o gás gerado no forno durante a fundição do concentrado de cobre – essencialmente dióxido de enxofre – seja tratado e convertido em ácido sulfúrico e ar limpo, evitando assim a emissão de gases na atmosfera.
O processo de modernização permite que a UAS tenha capacidade para tratar o gás decorrente de concentrados mais complexos disponíveis hoje no mercado, com mais material particulado. Por isso, um dos pontos essenciais foi a troca dos equipamentos de ‘gás cleaning’ – processo de purificação onde o material particulado é retirado do gás gerado pela fundição do concentrado de cobre.
Além do ‘gás cleaning’, a reforma contemplou a instalação de dois trocadores térmicos, adicionais aos quatro já existentes, destinados ao processo de resfriamento do reator – equipamento onde acontece a transformação química do dióxido de enxofre (SO2) em trióxido de enxofre (SO3) – e a substituição de uma das três torres de absorção, que fazem a etapa final de transformação do SO3 em ácido sulfúrico a 98%.
Tecnologia de ponta – Para receber os novos equipamentos, todos com tecnologia de ponta, a Paranapanema realizou uma série de adaptações na planta, como a instalação de uma nova subestação de energia para alimentação dos trocadores.
Paranapanema é a maior produtora brasileira não integrada de cobre refinado térmico e a mudança do sistema de operação. Os procedimentos foram finalizados em outubro e não interferiram no funcionamento dos demais equipamentos. Durante a interligação da nova estrutura às demais instalações da UAS, a companhia importou ácido sulfúrico para atender a demanda regular de seus clientes.
A planta baiana da Paranapanema produz mensalmente cerca de 40 mil toneladas de ácido sulfúrico, que é comercializado. ‘A modernização da UAS de Dias d’Ávila é um dos principais investimentos da companhia em 2015 e reforça nosso foco na modernização e manutenção do parque industrial, mitigando a depreciação dos ativos’, disse o presidente da empresa, Christophe Malik Akli.
Com receita líquida consolidada de R$4,7 bilhões em 2014, a Paranapanema é a maior produtora brasileira não integrada de cobre refinado e de produtos de cobre (vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões e suas ligas).