CBPM faz ensaios petrofísicos em testemunhos de sondagens

Uma equipe de técnicos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), formada pelo geólogo Josemar Aragão e pelos técnicos em geologia Antonio Rocha, Paulo Emanuel Duarte, Dijalma Gomes e Ranilton Figueredo, além do estagiário Martinho Pinheiro estão efetuando medidas sistemáticas de propriedades físicas em amostras de testemunhos de sondagens armazenados na Litoteca da empresa.

Inicialmente está sendo perfilado um furo executado na área de Marcionílio Souza, através de medidas da susceptibilidade magnética, com o susceptibilímetro KT-10 e de medidas gamaespectrométricas, com o equipamento RS-230. Vale ressaltar que estes equipamentos são de propriedade da CBPM.

Os dados coletados serão processados através do software Oasys-Montaj (Geosoft) e, posteriormente, serão integrados com todos os dados já disponíveis, oriundos de trabalhos realizados por outros técnicos da empresa, tais como, descrições geológicas, análises químicas, análises petrográficas, etc. Os produtos destas integrações certamente servirão de subsídios para melhor caracterização das potencialidades das áreas investigadas.

Existe uma programação complementar de perfilagens geofísicas para ser realizada em duas sondagens da área Caboclo dos Mangueiros (Campo Alegre de Lourdes), uma sondagem da área Calembe (Maracás) e mais uma sondagem da área de Marcionílio Souza.

Fique por dentro das novidades