Palestras na CBPM aprimoram os conhecimentos dos novos técnicos da empresa
30/04/2015 – 11h50

Com base no planejamento idealizado pela Diretoria Técnica da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) foram realizadas nos meses de março e abril seis palestras para ampliar a qualificação dos técnicos da empresa, sobretudo os contratados recentemente.
Em março foram quatro encontros. No primeiro, dia 13, os professores Aroldo Misi e Haroldo Sá da UFBA, Washington Rocha da UEFS e o consultor geofísico Florivaldo Sena apresentaram os objetivos, a metodologia e os resultados obtidos até o momento na segunda fase do Projeto Mapa Metalogenético do Estado da Bahia. No segundo, dia 18, o consultor Inácio Delgado mostrou o trabalho desenvolvido em conjunto com a Gerência de Geologia Básica e Aplicada (Gebap) sobre a integração dos dados e seleção de áreas do Projeto Brumado-Condeúba.
Na terceira palestra, dia 25 de março, foram discutidos conceitos, métodos, usos e aplicações da geofísica em projetos de pesquisa na apresentação do geofísico da CBPM Ives Garrido. No último encontro do mês, dia 26, o consultor Florivaldo Sena discorreu sobre os avanços nos sistemas de aquisição e interpretação dos dados geofísicos na exploração mineral com ênfase nos sistemas gradimétricos.
Em abril o assunto continuou na pauta de treinamentos da CBPM. De 13 a 17 o professor Edson Sampaio ministrou um curso de geofísica aplicada para um grupo de 12 geólogos da empresa. Dividido em 8 módulos com duração de 30 horas, o conteúdo programático fez abordagens sobre: subdivisões e classificações da geofísica, propriedades mecânicas das rochas, métodos aplicados neste campo da geociência, entre outros temas.
Mas no mês de abril também foram feitas outras abordagens. No dia 10 a Dra. Maísa Abram, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), apresentou o Projeto Fosfato Brasil – Metalogenia Exploratória e Resultados Potenciais na Bahia. Para finalizar, no dia 24 o consultor João Batista Teixeira discorreu sobre o Projeto Depósito de Ouro C1 Santa Luz – Metalogenia, Prospecção e Potencialidade do Greenstone Belt do Itapicuru.
O ciclo de palestras da CBPM continua em maio com dois encontros já programados. No dia 15 o geólogo da empresa Washington Santana vai proferir a palestra: Minério de Ferro – Especificações de Mercado na Avaliação Geológica e Econômica dos Depósitos. No dia 22 o tema da palestra será Geoprocessamento na CBPM com a geóloga, também da empresa, Eliane Barbosa.
Elaboração: Amarildo Barbosa (Semae/Gerid)