Exportações devem responder por 45% das vendas da Paranapanema neste ano

A Paranapanema tem aumentado as exportações de catodos, fios e tubos de cobre, à medida que a demanda no mercado doméstico continua enfraquecendo, afirmou o CEO da companhia Cristophe Akli. A maior fabricante de produtos de cobre do Brasil espera que as exportações representem cerca de 45% das vendas totais da empresa em 2015 ante 33% do ano passado.

“A demanda tem sido mais fraca no mercado doméstico, em especial devido à dificuldade para obter financiamento”, afirmou o executivo, ao Metal Bulletin, ontem (13), durante entrevista na Cesco Week, evento de mineração dedicado ao mercado de cobre, realizado nesta semana em Santiago, no Chile.

De acordo com Akli, a desaceleração do crescimento econômico do Brasil está por trás das dificuldades que o setor de cobre enfrenta. Diante disso, a Paranapanema tem adotado uma postura mais cautelosa, tendo em vista que o risco de inadimplência está crescendo. A fraca demanda por cobre no país estimula naturalmente as exportações, “apesar dospremiums não estarem extraordinários”, afirmou o CEO da Paranapanema.

A China é o principal destino dos catodos de cobre produzidos pela empresa. Akli disse que os embarques de fios e tubos de cobre no exterior “ainda não são muito relevantes”, mas também estão em crescimento, especialmente nas Américas. “Esse aumento [nas exportações] tem ajudado a compensar o impacto de uma demanda mais fraca no mercado doméstico”, afirmou o executivo.

Os esforços da Paranapanema para reformular os negócios e reduzir os custos, em conjunto com a depreciação do real diante do dólar americano, também têm ajudado a empresa a melhorar o desempenho. “O real mais fraco é muito positivo para nossa empresa”, disse Akli. O CEO da Paranapanema completou dizendo que “os custos de refino tem caído muito”, tendo em vista que 95% dos custos da empresa estão em real.

A produção disponível para venda em 2014 foi de 305,353 mil toneladas de cobre, tendo em vista que a Paranapanema utilizou 183,612 mil toneladas para consumo próprio. Em 2014, a companhia vendeu 266,706 mil toneladas de cobre, incluindo cobre primário e produtos de cobre, uma baixa de 19% em relação a 2013. O volume vendido representa 87% do total produzido disponível para venda no ano passado. Com informações do Metal Bulletin.

Fonte: Notícias de Mineração

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