ABPM quer a indústria mineral fora do MME
"A mineração é indústria e como tal deve estar no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)". Foi o que defendeu o presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), Elmer Prata Salomão, durante sessão do Fórum Novos Futuros para a Mineração, movimento formado por profissionais e entidades do setor para discutir propostas e soluções visando alavancar o desenvolvimento da mineração brasileira, que se encontra em processo de semi-estagnação.
Para o dirigente da ABPM, caso seja abrigada no MDIC a mineração poderá ser incluída na política industrial do País, além de estar junto com seus clientes, que são os setores industriais consumidores de matérias primas minerais. Ele acrescenta que a mineração tem sido uma espécie de pária no Ministério de Minas e Energia, que na verdade trata mais de energia, deixando a mineração em segundo plano. "Além disso, o MME não tem nenhuma importância na área econômica".
Pela proposição da entidade, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), cuja função é gerar informações geológicas básicas para a sociedade, deveria ir para o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Cetem passaria a ser uma espécie de "Embrapa mineral", uma instituição capaz de desenvolver processos para os nossos bens minerais, visando ao seu melhor aproveitamento.
A proposta da ABPM poderá ser assumida pelo Fórum Novos Futuros para a Mineração para ser levada ao novo governo no bojo das outras proposições que estão sendo discutidas. A intenção, segundo os coordenadores do Fórum (Renato Ciminelli, Bernardo Viana e Pérsio Mandetta), é "contribuir para o fortalecimento de um novo protagonismo profissional mais independente e que explore cenários inovadores, propondo transformações que muitas vezes são encaradas como inviáveis".
Dentre os pontos em discussão no Fórum, destacam-se: identificação de eixos estruturantes para alavancagem e valorização da mineração brasileira; inovações tecnológicas e científicas que possam contribuir para a competitividade da mineração; questões ambientais e institucionais, com ênfase nos esforços para uma mineração sustentável.
Fonte: Brasil Mineral