Brasil terá 1º laboratório de gemologia para caracterizar ocorrências minerais

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) inaugura, na próxima terça-feira (19), o Laboratório de Pesquisas Gemológicas (Lapege) na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. Com um investimento de R$ 1 milhão em equipamentos e mobiliário, o laboratório é o único no Brasil e na América do Sul voltado para desenvolvimento de técnicas analíticas e caracterização de novas ocorrências minerais.

O laboratório vai utilizar sete espectrômetros de última geração no trabalho analítico. A unidade está estruturada para apoiar desde o micro ao grande produtor, passando por comerciantes autônomos de gemas ou joias, garimpeiros ou pessoas interessadas pela autenticidade de uma pedra preciosa.

A perspectiva do Lapege é de se tornar referência, capacitando o setor brasileiro de joias a enfrentar a competitividade do mercado internacional e aumentar suas exportações, segundo afirmou o pesquisador responsável pelo laboratório, Jurgen Schnellrath.

O setor de Gemas e Joias alcançou, em 2012, faturamento de R$ 7,5 bilhões, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Pedras Preciosas (IBGM). A cadeia produtiva do setor gera 35 mil empregos diretos e é composta por 96% de micro e pequenas empresas, sendo 3,9 mil na indústria e 12 mil no segmento de varejo.
 
O Brasil é o 11º produtor mundial de ouro em bruto, com 79,9 toneladas, segundo estatísticas, de 2013, da Thomson Reuters GFMS, que monitora o mercado internacional de ouro e prata. O país é o 12º fabricante mundial de joias de ouro, com produção de 30,3 toneladas, 15º fabricante mundial de joias de prata, com produção de 52 toneladas e 12º país consumidor de joias de ouro, com 33,6 toneladas.

O Lapage recebeu investimento de instituições como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, Finep Inovação e Pesquisa pelo projeto ABNT/Gemas, do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq) pelo projeto Corgema II, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de recursos do próprio Cetem.

A inauguração fará parte do seminário “Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias”, promovido pelo Sistema Ajorio, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Meais Preciosos (IBGM).

Fonte:  Notícias de Mineração via Facebook

 

Fique por dentro das novidades