CBPM lança publicação para incentivar a criação de um Geoparque em Morro do Chapéu

06/08/2014 – 08h30

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral lançou na segunda-feira (04/08) a 14ª Publicação Especial. O livro Geoparque Morro do Chapéu Bahia (Proposta) é uma separata do texto originalmente publicado em 2012 pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil no livro Geoparques do Brasil – Propostas.

Participaram da cerimônia várias entidades envolvidas e interessadas no projeto de criação do geoparque, entre elas a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Associação dos Amigos e Filhos de Morro do Chapéu (ASFAM). Participaram também políticos ligados à região, representantes da CPRM – Serviço Geológico do Brasil e colaboradores da CBPM.

Durante a abertura o Diretor Técnico da CBPM, Rafael Avena, destacou a importância de incentivar projetos multidisciplinares, como este, para desenvolver a geoconservação na Bahia. Já o Presidente da CPRM, Manoel Barreto, falou do esforço do órgão federal em mapear os geoparques do país e anunciou o interesse da Petrobras em participar do projeto, incentivada pelas similaridades das formações geológicas dos arredores de Morro do Chapéu com aquelas das camadas do pré-sal.

Em seguida, o pesquisador em geociências e co-autor do livro Geoparques do Brasil, Antônio Dourado, fez a apresentação do trabalho realizado em conjunto com o geólogo da CBPM, Augusto Pedreira, já falecido e homenageado no evento.

Segundo Dourado, o geoparque é uma estratégia de desenvolvimento regional multidisciplinar baseado na ocorrência de patrimônio geológico de grande relevância. “O trabalho que realizamos, através da CPRM, identificou 28 áreas potenciais, dentre elas a região de Morro do Chapéu”, afirmou.

“A publicação da CBPM é um apoio importante, mas apenas um ponto de partida. Para efetivar a criação do geoparque a proposta tem que ser transformada em um documento, abordando o plano de trabalho existente na região, a constituição de uma equipe, fonte de recursos, modelo de gestão e aspectos descritivos dos geosítios para que se possa remeter à Rede Global de Geoparques Nacionais (RGGN), criada pela Unesco em 2004, órgão encarregado de chancelar o enquadramento e sua vinculação a esta Rede”, diz Dourado.

Para que a proposta seja enviada é necessário que a região já esteja funcionando nos moldes do geoparque, ou seja, que tenha sinalização turística e temática de cada geossítio de interesse, além de material de divulgação que informe a relevância geológica do local, assegurando uma visitação segura e sustentável do ponto de vista ambiental. Para Antônio Dourado há um longo caminho a ser percorrido. Apesar de Morro do Chapéu ter todos os atributos precisa finalizar os requisitos necessários para a formulação do seu credenciamento à Rede Global de Geoparques Nacionais.

Mas, em um aspecto todos que estiveram no auditório da CBPM concordam que a publicação, ora lançada, é uma contribuição relevante para incentivar a concretização deste importante projeto para a região de Morro do Chapéu. A CBPM e CPRM planejam fazer também, o lançamento desta publicação na cidade de Morro do Chapéu juntamente com as lideranças e autoridades locais em data a ser previamente divulgada.

Os interessados em obter a publicação podem solicitar diretamente à Gerência de Publicações (Gepub) na Sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

Contato: Amarildo Barbosa – Telefone: (71) 3115-7491 ou e-mail: amarildo.santos@cbpm.ba.gov.br

Galeria de fotos:

 

 

 

 

 

 

  

Fique por dentro das novidades