Exposições lúdicas e interativas vão atrair novos visitantes ao Museu Geológico da Bahia
15/04/2014 – 16h10
O Museu Geológico da Bahia (MGB) inaugura, no próximo dia 29 de abril, novas exposições sobre o Universo e Sistema Solar. Tem como objetivo apresentar cientificamente a sua origem, além de contribuir para a popularização do conhecimento das geociências, através dos registros dos meteoritos e crateras de impacto no Brasil, tornando o Museu mais atrativo.
Através de recursos tecnológicos diferenciados com audiovisual interativo interligado a um sistema computacional as novas exposições, lúdicas e interativas, vão oferecer informações para que o visitante capte a ciência de forma leve, fácil e divertida.
A criação de um totem com sensores touch-screen georreferenciados para meteoritos e crateras do Brasil permite a interação direta com as informações desejadas. Várias informações são disponibilizadas na tela apenas com um toque no mapa sobre o meteorito. Além disso, nas exposições o visitante também poderá visualizar, e até mesmo tocar, algumas amostras de meteoritos, impactitos e brechas polimíticas.
O banco de dados foi construído com informações do Meteoritical Bulletin, além de artigos e periódicos científicos, teses e dissertações e consulta a pesquisadores da área. O acervo reúne os 59 meteoritos oficiais e as 7 crateras de impacto em território brasileiro.
As novas exposições são resultado do “Projeto GeoLogar: Ciencias da Terra para a Sociedade” e contam com recursos provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), coordenado e executado pelo Laboratório de Petrologia Aplicada a Pesquisa Mineral (GPA) da UFBA e Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia (SICM), através do Museu Geológico da Bahia (MGB), com o apoio da Sociedade Brasileira de Geologia – SBG.
A inauguração das novas exposições será no dia 29 de abril às 19 horas. O Museu Geológico da Bahia fica na avenida Sete de Setembro, 2195, no Corredor da Vitória, em Salvador.
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira das 13 às 18 horas ou nos finais de semana de acordo com o calendário disponível no site do Museu no link visitação.
Gerência de Publicações