Ideli diz que votação do Marco da Mineração não será neste semestre
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, criticou o documento apresentado pelo relator do Marco Regulatório da Mineração, Leonardo Quintão (PMDB-MG). Salvatti afirmou que, devido às divergências entre o defendido pelo governo e a proposta do deputado, o projeto pode não ser votado pela Câmara no primeiro semestre deste ano.
"Tenho dúvidas (sobre a votação no primeiro semestre) porque o texto do relator está bem distante do projeto original e das preocupações do governo. Então, só votará se tiver ajustes possíveis. Apesar de ser um tema importantíssimo, a presidente, quando retirou a urgência, o fez por entender que este é um tema de debate e espinhoso", disse a ministra, à Agência Estado, após participar no Congresso Nacional da cerimônia de abertura do ano legislativo.
O presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), citou como itens principais para 2014 a votação do novo Código de Mineração (PL 5807/13), o marco civil da internet (PL 2126/11), a PEC do Orçamento Impositivo (PEC 358/13) e a reforma política. “Começamos 2014 com a convicção de que saberemos dar à sociedade a resposta às necessidades da população”, disse durante a cerimônia de abertura.