CBPM inaugura memorial – “41anos de história”
19/12/2013 – 15h30
A trajetória da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) de conquistas para o desenvolvimento do setor mineral do Estado, também é marcada por muitos desafios e ameaças, que se não fossem superados não teria história para contar.
Pensando nisso, a CBPM reuniu informações e materiais para compor o acervo em um memorial inaugurado nesta quinta-feira (18/12) na sede da Empresa, na 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia. São painéis, ilustrações, equipamentos antigos, amostras, informações sobre oportunidades minerais e jazidas descobertas pela CBPM.
A cerimônia de inauguração foi presidida pelo governador Jaques Wagner, acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Dep. Marcelo Nilo, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração James Correia, além de outras autoridades, diretores da CBPM e demais empregados.
Após o descerramento da placa comemorativa o governador Wagner percorreu os 82m2 de área útil do memorial que é composto de três espaços: no Ambiente A – uma sequência de seis painéis onde são apresentadas as fases históricas da Empresa, a construção do seu patrimônio geológico e mineral, os levantamentos aerogeofísicos de 1975 a 2012, os empreendimentos implantados no Estado da Bahia pelas ações da CBPM, sua gestão e subordinação na linha do tempo e publicações dos trabalhos técnicos executados.
No Ambiente B, três seções com painéis temáticos apresentam a evolução tecnológica da CBPM, os caminhantes e o Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma), painéis de fotografias e amostras de peças artesanais e expositores de mídia eletrônica.
Após a visitação aos ambientes do memorial, autoridades, convidados e colaboradores se reuniram no auditório Cláudio Galvão, reinaugurado também nesta ocasião. Durante o discurso, o geólogo e diretor técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, com 38 anos de atuação no setor mineral baiano, dos quais 26 foram dedicados à Empresa, falou da importância da criação do memorial como forma de oferecer a acadêmicos e profissionais do setor mineral acesso ao acervo geológico acumulado pela CBPM ao longo desses 41 anos.
Na sequência, o presidente da Empresa, Alexandre Brust, destacou as conquistas da CBPM, ao longo de quatro décadas, que agora começa a colher os frutos do árduo trabalho desenvolvido pelo seu corpo técnico. “O memorial inaugurado hoje é um espelho do empreendedorismo da CBPM na pesquisa mineral, sem perder de vista a preocupação com o lado social das comunidades envolvidas com o setor através do Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma), representado pela Garimpeira esculpida em uma rocha exposta no portão de entrada do memorial”, afirmou Brust.
O Governador Jaques Wagner durante o discurso de encerramento da cerimônia destacou a importância da CBPM para o Estado. “A CBPM está para a Bahia, assim como a Petrobras está para o Brasil. A CBPM é uma empresa geradora de conhecimentos materializados em riquezas decorrentes da experiência técnica acumulada durante esses 40 anos e isto tem um valor incalculável. Portanto, preservar essa história através deste Memorial é fundamental para as gerações futuras se espelharem”, concluiu.
Veja as fotos da cerimônia:








Gerência de Publicações (CBPM)