DNPM concede direitos minerários para projeto de minério de ferro Sincorá

A Cabral Resources anunciou que cinco importantes direitos minerários para o projeto Sincorá, na Bahia, foram concedidos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A concessão inclui direitos minerários que cobrem toda a área da zona Queixada, onde há ocorrências mais expressivas de mineralização de hematita de alto teor.

De acordo com a empresa australiana, os direitos minerários remanescentes devem ser concedidos pelo DNPM nos próximos meses. A Cabral lembrou que o órgão fiscalizador deve alterar os limites das propriedades e diminuir o tamanho delas antes de conceder os direitos minerários.

As propriedades estão sendo ajustadas para a sobreposição de terceiros e para manter distância do Parque Nacional Chapada Diamantina, que é área de preservação ambiental permanente.

A Cabral informou que o programa de exploração de Sincorá continua em andamento e será acelerado com a concessão dos direitos minerários para a zona Queixada. Sincorá é formado por mais de 50 áreas de mineração.

Em julho deste ano, a mineradora australiana descobriu ocorrências de hematita no projeto Sincorá, nas zonas Queixada e Coral. A Cabral colheu amostras do minério com teor de 68,3% de ferro. O estudo geológico é realizado pela Universidade Federal da Bahia, conforme parceria firmada, também, em julho de 2013.

Na zona Coral, localizada na parte norte de Sincorá, continuam sendo identificadas formações rochosas contendo ferro, o que representa um potencial para a formação de depósito de minério de ferro. Das últimas amostras retiradas da zona, o melhor resultado foi de hematita com teor de 58,7% de ferro.

Trabalhos de topografia, amostragem de superfície e mapeamento são feitos para determinar com mais precisão o potencial das zonas mineralizadas do projeto. De acordo com a Cabral, Sincorá, que fica próximo ao complexo de Brumado, na Bahia, tem uma área total de 1.195 quilômetros quadrados.

Fonte: Notícias de Mineração

Fique por dentro das novidades