Relator do código de mineração quer novo instrumento de crédito para setor

O deputado Leonardo Quintão defendeu hoje um mecanismo que incentive a entrada de investidores nacionais em empreendimentos de mineração.

O relator do projeto do Novo Código de Mineração (PL 5807/13, do Executivo, apensado ao PL 37/11), deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), afirmou que vai incluir em seu parecer um mecanismo de financiamento para os empreendimentos mineradores. O parlamentar anunciou a decisão durante audiência pública da Comissão Especial que analisa a proposta.

O empresário Luiz Bizzi, da Rio Grande Mineração, afirmou que não há como captar investimentos de risco no País. Assim, a etapa mais difícil dos empreendimentos, que é a de encontrar as jazidas, é aquela em que há mais dificuldade em atrair dinheiro. Mas ele afirmou que mesmo depois não há investidores nacionais. Por isso, o grupo responsável pela empresa buscou investidores canadenses.

Para atrair esse investimento, ele ressaltou que é preciso ter reservas certificadas para dar como garantia e também gestores com credibilidade internacional. Ele acredita que seria necessário apoio governamental bem estruturado para despertar o interesse do investidor nacional.

Leonardo Quintão acredita que os títulos de crédito apresentados pelo representante da BM&FBovespa, Roberto Machado, poderiam ser uma saída para esse financiamento.

Leia mais…

Fonte: Agência Câmara

Fique por dentro das novidades