Mineração gerou 46 mil empregos no Nordeste em 3 anos

A mineração foi um dos setores que mais recebeu investimento estrangeiro na região Nordeste do país, perdendo apenas para o setor automobilístico. As informações são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o instituto, nos últimos três anos, mais de 70 empresas estrangeiras investiram na região e geraram mais de 46 mil empregos.

Entre as mineradoras que investem na região a BC Iron, que junto com a Cleveland Mining, ambas australianas, compraram, este mês, 80% de três projetos de minério de ferro da Bahmex, na Bahia e em Minas Gerais.

Mas um dos obstáculos para o desenvolvimento de projetos de mineração na região são os problemas de infraestrutura. O próprio secretário de Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que falta mais recursos públicos e planejamento em logística para sustentar o avanço econômico do Nordeste.

Uma das empresas que enfrenta esse problema é a Bahia Mineração (Bamin), do grupo ENRC, com sede no Cazaquistão. A Bamin, que possui projetos de minério de ferro em Caetité na Bahia, enfrenta problemas com a infraestrutura logística da região.

A mineradora, assim como outras companhias, aguardam a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que deveria ter sido inaugurada em julho deste ano, para escoar sua produção. O novo cronograma prevê a conclusão do traçado inicial para o fim de 2015.

Leia mais…

Fonte: Notícias de Mineração

Fique por dentro das novidades