CBPM firma convênio do Programa de Inclusão Social da Mineração (PRISMA)

29/08/2013 14h10

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) assinou, dia 27 de agosto último, um convênio com o Núcleo do Movimento e Ação Comunitária da Vila de Camaçari (Numac), localizado em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, para implantação de uma unidade de produção de adorno mineral (bijuterias).

A parceria faz parte do Programa de Inclusão Social da Mineração (PRISMA), que oferece alternativas de trabalho e renda à população de baixo poder aquisitivo, através do aproveitamento de recursos minerais. O convênio no valor de R$ 94.070,68, vai capacitar 20 pessoas. Serão adquiridos equipamentos e materiais técnicos para serem instalados na unidade. O presidente da CBPM, Alexandre Brust, considera o convênio muito importante. “A Empresa abre mais um campo de formação de mão-de-obra. No futuro, após esse treinamento, nós podemos implementar outras unidades de artesanato mineral, e assim, gerar mais emprego para essas comunidades”, afirmou.

Após a assinatura do convênio, o Numac participou de reunião técnico-administrativa com Gerência de Fomento (GEFOM) para orientação sobre as atividades a serem desenvolvidas, bem como, sobre os resultados a serem alcançados, tanto pela CBPM, quanto pelo Núcleo do Movimento e Ação Comunitária da Vila de Camaçari. A presidente da entidade, Celina Chagas, encara o convênio como uma grande esperança de desenvolvimento para a zona rural de Mata de São João. Segundo ela, “as famílias, principalmente as mulheres da comunidade, não têm muitas perspectivas. Depois do treinamento nós podemos ampliar e abrir espaços de comercialização para ganhar dinheiro”, completou.

Gerência de Publicações (GEPUB)

Fique por dentro das novidades