Largo Resources levanta informações técnicas
27/08/2013 07h40
Seguindo a política de disponibilizar dados e informações do seu acervo aos interessados a CBPM recebeu a visita do vice-presidente de exploração da Largo Resources, Robert Campbell, acompanhado de dois geólogos da empresa. Eles visitaram a litoteca, situada na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) no CIA, para observarem os testemunhos de sondagem de furos executados no projeto Serrinha-Olho D’Água, do bloco Jurema Leste, no município de Iramaia, na divisa com Maracás.
Acompanhados dos geólogos da CBPM Gileno Amado Lopes e Antonio Marcos Vitória, além do técnico de mineração responsável pela litoteca, Valbério Rodrigues, a empresa canadense tem um motivo a mais para analisar os resultados de sondagem do projeto. Um dos geólogos da Largo, que participou da visita, Israel Nonato, trabalhou em projetos anteriores, no referido prospecto, quando fazia parte do quadro da CBPM. Os trabalhos de pesquisa realizados no bloco Jurema Leste, de 1987 até 2002, com algumas interrupções, devido a restrições orçamentárias, ainda não foram suficientes para definir o real potencial mineral das áreas estudadas que abrangem os alvos Olho D’Água, Mata-Burro, Arapuá, Morro da Cruz e Norte.
Com efeito, o bloco Jurema-Leste precisa de estudos complementares de geofísica, terrestre, de magnetometria, polarização induzida (IP) e sondagem. Os representantes da Largo Resources também consideram os trabalhos feitos até agora insuficientes para determinar a viabilidade econômica do projeto. Por isso, sinalizaram com a possibilidade de aprofundar as pesquisas, manifestando interesse na avaliação dos dados e informações levantados pela CBPM nesse prospecto.
Após a análise detalhada das amostras, a mineradora deve solicitar à CBPM a abertura de licitação pública. Entre os motivos que apontam nesta direção estão a existência importantes mineralizações auríferas relacionadas a um ambiente geológico favorável para encerrar concentrações econômicas deste metal e cobre, associados a minério de ferro, numa região contígua à futura mina Vanádio de Maracás, pertencente a Largo. Esta localização facilitaria sobremaneira o aproveitamento da sua estrutura para tocar o projeto.
Gerência de Publicações (CBPM)