Festa dos 40 anos da CBPM terá lançamento de livro e documentário

   CBPM comemora 40 anos hoje com evento na Fundação Luis Eduardo Magalhães.  

 Nesta terça-feira (18), data de criação da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM, acontece o principal evento em comemoração aos seus 40 anos. A solenidade será na Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia- CAB, a partir das 14h30, com as presenças da diretoria, funcionários e várias autoridades estaduais, entre elas o governador Jaques Wagner e o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.  

A abertura do evento será feita pelo Diretor Técnico Rafael Avena Neto, com a palestra CBPM: 40 Anos de Sucesso. Em seguida acontece outra palestra com o Diretor da Mirabela, Evandro Faria, com o tema Mineração Mirabela – Uma Parceria de Sucesso. Depois, acontecem homenagens a 40 personalidades da história da CBPM, e pronunciamentos do presidente Alexandre Brust e autoridades. 

A partir das 18h acontece a inauguração da Exposição: CBPM 40 anos de Sucesso; lançamento do livro, em conjunto CBPM/UFBA, Geologia da Bahia: pesquisa e atualização, além de publicações diversas da empresa, e apresentação de painéis montados sobre a trajetória da CBPM através de uma linha do tempo. Haverá também a exibição de um filme, que traz uma narrativa sobre a CBPM, produzido pela Ficção. À noite, a solenidade será aberta pela cantora Margareth Menezes, que cantará o Hino Nacional, além de uma apresentação do Coral da CBPM, seguido de um congraçamento entre a diretoria, funcionários e convidados. 

 

  Comemorações na Assembleia Legislativa  

Nesta segunda-feira (17), a Assembleia Legislativa da Bahia promoveu uma sessão especial como parte das comemorações pelos 40 anos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM. O evento começou por volta das 10h30, e contou com as presenças de vários deputados, do presidente da empresa, Alexandre Brust, dos diretores Rafael Avena Neto e Vinicius Neves Almeida, além de funcionários e convidados.   

A sessão foi presidida pelo deputado Roberto Carlos (PDT), autor do requerimento da homenagem, aprovada por unanimidade. A solenidade contou também com as presenças do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), dos estaduais Marcelo Nilo (Presidente da Assembleia Legislativa-PDT), Gildásio Penedo (PSD), João Bonfim (PDT) e Reinado Braga (PSD), além do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, do Superintendente da CPRM, Teobaldo Rodrigues, e de Carlos Augusto Costa, da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária.    

Em seu discurso o presidente Alexandre Brust destacou o trabalho que a CBPM desenvolve no Estado ao longo destes 40 anos, dividindo-o em três fases. A última fase que considero, é  de 2007 para cá, quando a CBPM fez a consolidação das descobertas minerais, assinando contratos importantes como o níquel de Itagibá, com a Mirabela, o vanádio de Maracás, com a Vanário Maracás S/A, o ouro de Santa Luz, com a Yamana Gold, e a Bentonita de Vitória da Conquista, com a Cia Bentonita do Brasil, disse.  

Brust também destacou o crescimento da CBPM e a importante contribuição do secretário James Correia e do governador Jaques Wagner para tal, além de lembrar das conquistas sociais e de projetos importantes como o Prisma: Queremos registrar estas conquistas e nos preparar para os novos desafios que iremos enfrentar, pois a CBPM cumprirá à risca a sua finalidade de criação. Afinal, a vida começa aos 40 (anos).   

Falaram também o diretor técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, e o empresário do setor mineral, João Cavalcanti. Antes, houve a exibição de um vídio sobre o trabalho da CBPM ao longo dos seus 40 anos de criação. 

 

 

ASCOM/CBPM

 

 

 

 

 

 

Fique por dentro das novidades