CBPM é destaque no 46º Congresso Brasileiro de Geologia

Entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro, ocorreu na cidade de Santos, o 46º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG). O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) reuniu cerca de 4.200 profissionais, pesquisadores e estudantes da área de geociências.

O tema do evento “Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais", enfatizou a importância da geologia para a descoberta e conservação de recursos naturais, minerais e energéticos na busca do equilíbrio entre a necessidade humana e as possibilidades do meio ambiente.
 
A solenidade de abertura realizada dia 30 de setembro, contou com a participação do Diretor Presidente da SBG, Moacir José Macambira; Presidente de Honra do 46º CBG, Guilherme de Oliveira Estrella; Presidente da Comissão Organizadora do 46º CBG, Fabio Braz Machado; Secretário de Geologia, Mineração do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa; Diretor Geral do DNPM, Sérgio Dâmasio de Sousa, dentre outras autoridades.
 
A CBPM no ano de seus 40 anos de fundação participou do congresso com o tema “CBPM 40 anos de sucesso”. O estande contou com a exposição do Elevador Lacerda simbolizando a Bahia, além de painéis contando a trajetória da companhia ao longo de seus 40 anos e a  divulgação do vídeo institucional da empresa.

 No espaço, a companhia apresentou seus trabalhos científicos na área mineral, com destaque para a execução do levantamento aerogeofísico da área Centro Norte Bahia. Foram lançadas as publicações especiais Mapa Metalogenético Digital do Estado da Bahia e Principais Províncias Minerais, volume 11 e Geodiversidade e Lógicas Territoriais da Chapada Diamantina – Bahia, volume 12.

 Na oportunidade, foi divulgada a publicação especial Geologia da Bahia, volume 13 e o Arquivo Aberto Coríndon na Bahia nº38, que serão lançados em dezembro, mês comemorativo aos 40 anos da CBPM.
 
Apresentação dos trabalhos técnicos
 
A CBPM atraiu um grande público para a apresentação oral realizada pelo geólogo Luis Fernando Souza entitulada de “Kimberlitos da Chapada Diamantina”. A apresentação caracterizou  os trabalhos de pesquisa de diamante de fontes primárias realizado pela CBPM no âmbito da Chapada Diamantina setentrional.  Em seguida, o geólogo Ernesto Alves falou sobre o programa exploratório da CBPM realizado no período de 2012.  

Na Seção Pôster do evento, os geólogos da CBPM tiveram suas produções técnico-científicas publicadas através de painéis. Foram apresentados os  Depósitos Polimetálicos do Complexo Rio Salitre, abordado pelo geólogo Samuel Leal; Corpo Máfico Ultramáfico do Alvo Caboclo dos Mangueiros,  por Antônio Marcos Moraes; o Corpo Máfico Ultramáfico do Alvo Calembe, por Luis Fernando Souza e o Distrito Ferrífero de Ibicuí-Bahia, de autoria dos geólogos Valter Mônaco e Deivson Lucas.

Veja as fotos
 
 
 
 
 
 

Fonte: GEPUB

Fique por dentro das novidades