Preço médio sinaliza recuo de 169% no ano
Minério de Ferro: Devido à desaceleração chinesa e à crise da Europa, estudo da LCA aponta cotação a US$ 140
Os bons tempos para os preços do minério de ferro parecem ter acabado em 2011. Foi quando as cotações do produto atingiram a média de US$ 168 a tonelada no mercado internacional, pico médio nunca antes visto na indústria de mineração da principal matéria-prima do aço.
Estudo da LCA Consultores aponta para 2012 uma queda de 16% na cotação comparada com a média obtida ao longo do ano passado.
Essa reversão da alta interrompe uma escalada que teve início em 2005 e não foi interrompida nem mesmo pela crise oriunda da quebra do Lehman Brothers em setembro de 2008.
O cenário atual tem como pano de fundo a desaceleração econômica da China, país que é o maior importador da matéria-prima para suprir os altos-fornos de sua gigantesca indústria do aço, e a crise que assola os países da Eurozona.
Na União Europeia, o consumo aparente de aço vai cair 9% neste na comparação com 2011, informou esta semana relatório da Eurofer, entidade que reúne as siderúrgicas e processadoras de aço de 27 países. A perspectiva é que a retomada só ocorra a partir do segundo trimestre de 2013.
Acesse aqui o conteúdo completo
Fonte: Valor Econômico