CBPM promove palestras em homenagem aos geólogos

A CBPM promoveu entre os dias 30 de maio a 04 de junho as comemorações ao dia do geólogo,  com diversas palestras. Inicialmente foi realizado um café da manhã com a presença dos geólogos, geógrafos, engenheiros e técnicos de geologia e mineração que foram parabenizados pelo Presidente da CBPM, Hari Alexandre Brust e o Diretor Técnico, Rafael Avena Neto.

Na ocasião, aconteceu a palestra “ Arcabouço Tectono-Metalogenético do Paleoproterozóico da Bahia proferida pelo geólogo Ignácio Delgado que analisou as rochas paleoproterozóicas do Estado da Bahia, dando ênfase ao potencial metalogenético das rochas de idade orosiriana.
Homenagem ao geólogo Juracy Mascarenhas
A emoção marcou a homenagem que a CBPM prestou ao geólogo Juracy Mascarenhas que deixou a empresa através do Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI). A abertura do evento contou com a presença de diversos geólogos da CBPM, DNPM e CPRM, do presidente Alexandre Brust e dos diretores Vinicius Almeida e Rafael Avena, que prestigiaram Juracy Mascarenhas como uma grande referência na geologia baiana durante seus 45 anos de dedicação geológica. Em seguida, foi entregue uma placa em homenagem aos trabalhos realizados, durante esses anos.
 
As comemorações continuaram com a exposição de animais peçonhentos do Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE), no dia 31 de maio. Logo depois, foi proferida a palestra “Acidentes por Animais Peçonhentos” ministrada pela médica Patrícia Vigas e pelo médico veterinário Danilo Rohs. A palestra abordou técnicas de prevenção de acidentes com animais peçonhentos, como, cobras, escorpiões e aranhas. Os profissionais que estavam presentes tiveram a oportunidade de aprender os primeiros socorros prestados em caso de um acidente com alguns desses animais.
 
O geólogo e professor Benjamim Bley proferiu no dia 01 de junho a palestra “Os Marcos da Evolução do Embasamento da Palataforma Sulamericana”. Ele discutiu sobre os eventos geológicos principais que balizaram a evolução do embasamento da Plataforma Sulamericana, tais como os períodos de estabilidade, de taprogênese e suas datações geocronológicas.  
 
O encerramento das comemorações aconteceu no dia 04 de junho com a palestra do geólogo Cristiano Lana que apresentou as finalidades e os aspectos das aplicações da geocronologia, os métodos geocronológicos e os instrumentos usados no Brasil.
 
veja as fotos
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: GEPUB

Fique por dentro das novidades