Geólogo da CBPM recebe medalha Theodoro Sampaio
O Dia do Geólogo, comemorado nesta quarta-feira, foi especial para o Gerente de Publicações da CBPM, Augusto Pedreira, que recebeu a medalha Theodoro Sampaio, pela Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Bahia-Sergipe (SBG), em reconhecimento a sua contribuição ao conhecimento geológico do território baiano.
A entrega do prêmio aconteceu no auditório da Secretaria da Agricultura (SEAGRI), no Centro Administrativo da Bahia. A medalha Theodoro Sampaio é concedida, a cada ano, aos cientistas que mais se destacaram na geologia baiana.
O evento contou com a presença do Superintendente da CPRM, Teobaldo Oliveira; dos geólogos da CPRM, Cássio Roberto Silva, Antônio Dourado, Nelson Custódio; da professora da UEFS, Marilda Pinto; da coordenadora da MGB, Morgana Drefahl; da presidente da SBG, Simone Cruz, além dos seus familiares.
Conheça um pouco mais da carreira do geólogo Augusto Pedreira
Em 1966, Augusto Pedreira iniciou a sua carreira como geólogo e se tornou especialista em Fotointerpretación Aplicada a Geologia em Bogotá-Colômbia e doutor em Ciências, Geotectônica pela USP. Trabalhou durante 39 anos na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais / Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Foi professor no período de 1990 a 2011 em cursos de fotogeologia para a CPRM, CBPM e CERB e geologia de campo de rochas sedimentares para a USP, UFBA, UFMG, UFMT, UFPR, T.U Clausthal (Alemanha), Uminho (Portugal). Entre 1993 e 1996, deu início às publicações da Série Arquivos Abertos da CBPM.
Publicou cerca de cento e dezesseis trabalhos no Brasil, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Reino Unido e Venezuela. Em 2011, foi convidado para assumir a Gerência de Publicações da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), na qual atua até os dias de hoje.
Veja as fotos
Fonte: GEPUB