Vendas de minério cresceram 16% entre janeiro e fevereiro

Enquanto as vendas de níquel esfriam e levam à demissão de centenas de funcionários da Companhia Vale do Rio Doce no exterior, o mercado de minério de ferro da companhia volta com fôlego.

As exportações da matéria-prima no Brasil (maciçamente da Vale) cresceram 16% em fevereiro sobre janeiro, de acordo com relatório do Goldman Sachs baseado em informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A mineradora não comenta o assunto, mas já havia previsto uma forte retomada das vendas de minério para a China no primeiro trimestre deste ano.

"Podemos ver que os dois primeiros meses deste ano mostram que as vendas do minério brasileiro estão se recuperando", disse Marcelo Aguiar, vice-presidente do banco de investimentos para a área de mineração, que assina o relatório.

Segundo ele, o volume de minério vendido no primeiro trimestre historicamente costuma ser baixo, mas dado o pessimismo do final dw 2008, as vendas serão relativamente expressivas.

Em relação ao mesmo período de 2008, porém, houve recuo de 20% nas vendas de minério para o exterior, já que o cenário era absolutamente diferente antes da crise financeira mundial. Segundo o especialista, os embarques serão de 50 milhões de toneladas até março.

No último trimestre de 2008, forams 55 milhões de toneladas Para o segundo trimestre, o Goldman Sachs estima que as vendas alcançarão 59 milhões de toneladas – praticamente a retomada dos níveis anteriores à crise.

Aguiar ressaltou que por ora a recuperação da demanda acontece apenas na China. No segundo trimestre, o movimento deve ser seguido pela Europa, disse.

 

Website da Gazeta Mercantil

Fonte: gazeta Mercantil

Fique por dentro das novidades