Encontro marca homenagem ao Dia do Artesão

Discutir a produção artesanal, bem como as conquistas e ações para o fortalecimento do artesanato baiano. Esse foi o objetivo do Encontro que aconteceu no dia 19 de março, no Centro de Convenções, durante as comemorações do dia do artesão.

O evento foi promovido pelo Instituto Mauá e SEBRAE em parceria com a CBPM, SECULT, dentre outros órgãos vinculados ao Governo do Estado. Estiveram presentes artesãos, autoridades e representantes de sindicatos e entidades ligadas ao artesanato baiano.

Na oportunidade, houve palestras sobre Alternativas de Comercialização, Economia Solidária, Associativismo e Identidade Cultural do artesanato proferidas pela SETRE, SEBRAE e Instituto Mauá. Segundo Emília Costa, Diretora do Mauá, a idéia do encontro não foi apenas uma homenagem ao artesão, mas um momento para chamar atenção quanto à importância da atividade.
 
Para Vânia Pichel, designer e representante das Associações CIM (Centro de Integração da Mulher) e UOSCC (União das Organizações Sociais de Camaçari), que trabalham com mulheres na produção do artesanato mineral, o dia do artesão surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, e que também são responsáveis para impulsionar a economia em pequenas comunidades do país a fora.
 
O CIM e UOSCC recebem o apoio da CBPM, através do Prisma (Programa de Inclusão Social da Mineração), cujo objetivo é capacitar profissionais e contribuir na otimização e comercialização dos produtos artesanais.
 
 Palestrantes no II Encontro de Artesãos da Bahia
 
 As Artesãs das Associações CIM e UOSCC
 
 As Artesãs confeccionam o adorno mineral
 
FONTE: ASCOM
 
 
 

Fique por dentro das novidades