SGM/MME promove debate sobre a crise e o setor mineral com Estados e Municípios

Os representantes de 14 estados brasileiros estiveram em Brasília, no último dia 10 de março, em reunião convocada pelo o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, para discussão dos efeitos da crise econômica sobre o setor de geologia e mineração nos estados e municípios mineradores.

 Esta foi a quarta reunião promovida pela secretaria, ouvindo os diversos segmentos empresariais, trabalhadores e setor público.
 
Na manhã do mesmo dia, representantes dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte e Tocantins se reuniram previamente para preparar um documento básico da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração – ABEMIN – a ser entregue ao Ministro Edson Lobão, em reunião agendada pelo secretário Scliar.
 
A reivindicação dos estados está centrada no compartilhamento das decisões sobre o setor mineral, com a criação de um Fórum de Governo para Geologia e Mineração no âmbito do Ministério, acompanhado de medidas como a definição de uma linha institucional de apoio aos projetos de interesse dos estados, quando em parceria com o Ministério, para fortalecimentos das entidades estaduais de Geologia e Mineração.
 
Na reunião, ficou reforçada a necessidade da criação de um canal direto entre as ações do MME, como gestor da mineração brasileira e os estados.
 
Participaram também da reunião representantes da AMIG – Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e prefeitos de municípios mineradores de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso, cuja principal preocupação levada à SGM é a drástica redução das receitas provenientes do repasse da CFEM, pela queda internacional de preços.

Fonte: DRM – Rio de Janeiro

Fique por dentro das novidades